Disponibilidade de horários na agenda de Julho/2025
Como saber qual a abordagem terapêutica certa para mim?
Realmente existem muitas abordagens da psicologia e pode ser difícil saber qual escolher. Todas elas vão conseguir-lhe ajudar, mas cada uma delas serve para alguns objetivos específicos. Para lhe ajudar, segue uma pequena explicação:
Abordagens Comportamentais: são ótimas para aprender novas habilidades, como pensar diferente ou ter novos comportamentos/ hábitos, assim como enfrentar situações difíceis. Ex: TCC, Análise do comportamento.
Análises: são muito boas para identificar quais padrões do seu passado lhe influenciam até hoje. Todos nós temos pensamentos, emoções e comportamentos parecidos e essas análises nos ajudam a identificá-las e mudá-las. Ex: Psicanálise, Psicologia Analítica.
Humanistas: são excelentes para que cada pessoa cresça para encontrar e formar sua própria identidade, sentimentos, valores, autoestima e confiança baseado na valorização de si mesmo. Ex: ACP, Gestalt e Fenomenologia.
É essencial que o terapeuta, de qualquer abordagem, seja ético na profissão, escute e acolha o paciente, ajude-o a aprofundar sua compreensão racional e emocional, para assim, tirar o máximo proveito da terapia e atingir seus objetivos. Importante: alinhe suas expectativas com o seu terapeuta sobre a duração da terapia. Existem aqueles que acreditam em um trabalho longo e 'perpétuo' de terapia, onde os objetivos que o paciente traz podem ser postergados para outro momento.
As sessões são de graça? Você aceita plano de saúde?
Para manter e aumentar a qualidade dos atendimentos, as sessões são pagas e não aceito plano de saúde.
O que é um terapeuta?
A formação de terapeuta é uma especialização para atender sob uma abordagem específica na clínica. Aquele que quer ser um profissional de psicoterapia clínica deve estudar e fazer uma formação.
A faculdade de Psicologia não forma profissionais especializados em uma abordagem. Mesmo formado na graduação, esse profissional deve se especializar e fazer uma formação na abordagem escolhida, para estar apto a atender com qualidade seus pacientes.
Como funciona uma sessão de terapia na Abordagem Centrada na Pessoa?
As sessões sempre tem como o base os objetivos do cliente e o que ele traz para trabalhar naquele momento. Todas as sessões trabalhamos para que haja uma compreensão dos pensamentos e sentimentos, e com isso, uma maior conexão entre você e todas as suas 'partes'. Essa conexão, permite que cada vez mais seu objetivo se aproxime e se realize.
Entre em contato comigo por WhatsApp, me conte o que está sentindo e o que espera com a terapia. Iremos marcar sua 1ª consulta no melhor horário para você!
Na 1ª sessão falamos:
Compreendemos as situações que estão lhe incomodando, quais seus objetivos, ética e privacidade terapêutica, contrato do processo.